Go to Main Content

Visão Geral

A Argo nasceu com a missão de contribuir com o desenvolvimento do setor elétrico, respeitando o interesse de todos os envolvidos e atuando de forma ética, eficiente e comprometida. Temos como visão ser uma empresa reconhecida pela excelência operacional, com foco no crescimento sustentável para maximizar os investimentos. Dessa forma, a sustentabilidade é um pilar muito importante, por isso trabalhamos com base na segurança e disciplina para ser uma empresa cada vez mais sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Nossas ações e planos ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance) permeiam os temas abaixo:

Ambiental Ambiental

Acreditamos que a gestão ambiental é a base fundamental para controlar, monitorar ou mitigar impactos econômicos, ambientais e sociais das nossas operações. A partir da gestão ambiental, garantimos o cumprimento legal de todos os aspectos socioambientais e podemos planejar estrategicamente a continuidade ou a mudança de rota para novos negócios.

No Brasil, o setor de transmissão elétrico é altamente regulado e só apresenta impactos socioambientais relevantes durante a fase de construção. A fase de operação de linhas de transmissão possui apenas impactos socioambientais reduzidos, que são controlados por meio dos programas ambientais.

Programa de Gestão Ambiental Programa de Gestão Ambiental

A gestão ambiental da ARGO é realizada por meio dos Programas de Gestão Ambiental (PGA) de cada um dos empreendimentos. O objetivo geral dos PGAs é fazer com que os empreendimentos tenham procedimentos e mecanismos eficientes que garantam a execução e o controle das ações planejadas nos vários programas socioambientais e a adequada condução do processo operacional.

Biodiversidade Biodiversidade

Sempre atenta à redução e mitigação dos impactos sobre a biodiversidade nas localidades onde atua, a ARGO realiza diversos programas ambientais de monitoramento e controle durante a fase de operação, incluindo monitoramento sobre a Avifauna. As áreas destes projetos estão localizadas em unidades de conservação (públicas ou privadas) que possuem relevância ecológica e necessitam de  recuperação/reflorestamento.

Consumo de Energia Consumo de Energia

Com o compromisso de priorizar a eficiência e a qualidade da transmissão, a ARGO instituiu as melhores práticas de manutenção e operação, de modo a evitar perdas do fator de transmissão. Essa é a grande contribuição da transmissão para a gestão energética: evitar perdas de energia e garantir a eficiência e sustentabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Política de Meio Ambiente e de Sustentabilidade Política de Meio Ambiente e de Sustentabilidade

A Política de Meio Ambiente da ARGO estabelece os compromissos e diretrizes socioambientais assumidos pela Companhia a serem observados por seus funcionários e fornecedores. (link para Política de Meio Ambiente/Política de Sustentabilidade)

Floresta
Compensação Florestal Compensação Florestal

A reposição florestal consiste basicamente no plantio de espécies florestais nativas em locais pré-selecionados para compensar locais que foram afetados pela construção de linhas de transmissão/subestações. Tem como objetivo a proteção dos ecossistemas locais afetados no que diz respeito ao controle de erosão e transporte de sedimentos e à criação de ambientes atrativos para a fauna local, a partir da integração a fragmentos florestais remanescentes. O Projeto de Reposição Florestal é também uma das condicionantes ambientais do processo de licenciamento ambiental, bem como da legislação aplicável.

Florestal Nacional de Sobral – projeto de reposição florestal na unidade de conservação integral Floresta Nacional de Sobral (FLONA SOBRAL) no Ceará. Plantio de mais de 16 hectares de espécies nativas, que somam mais de 18 mil mudas plantadas e que serão monitoradas por, no mínimo, até 2025.

Parque Nacional de Sete Cidades - em 2021, foi concluída a implantação do projeto de reposição florestal na unidade de conservação integral Parque Nacional de Sete Cidades, com plantio de mais de 5 hectares de espécies nativas, que somam mais de 4 mil mudas e mais de 10 mil sementes plantadas, que serão monitoradas por, no mínimo, até 2024.

Unimontes - o projeto de reposição florestal em Janaúba (MG) teve sua implantação iniciada em 2021 em área cedida pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES equivalente à área necessária de 0,72 hectares.

Social Social

A Argo acredita que contribuir para uma sociedade mais saudável gera valor compartilhado para todas as partes, por isso buscamos promover iniciativas e apoiar projetos sociais para o fortalecimento das comunidades.

Pessoas

180

colaboradores

78,8%

são homens

21,1%

são mulheres

11

estados brasileiros

Temos uma Política de Pessoas que estabelece os princípios que regem o gerenciamento das pessoas que fazem parte da Argo através de liderança, eficiência, inovação, transformação cultural e realização pessoal e profissional, colocando a experiência do empregado no centro. Na Argo acreditamos que o desenvolvimento dos colaboradores é um elemento crucial para a solidez e o crescimento do nosso negócio. Por isso, investimos constantemente em capacitação e desenvolvimento técnico.

Média de horas de treinamento, por gênero

Gênero Número de Colaboradores Número de Horas Média por Colaborador
Masculino 107 5.028 46,99
Feminino 29 128 4,41
Total 136 5.156 37,91
*Dados referentes ao ano de 2021

Segurança e Trabalho

Para a Argo, saúde e segurança são de alta relevância. Por isso, contamos com uma política e um sistema de gestão exclusivamente dedicados ao tema, que inclui os colaboradores internos e externos. O sistema está alinhado com as Normas de Segurança do Trabalho, aplicadas pela legislação brasileira.

A Política de Segurança e Saúde Ocupacional da Argo Energia está focada no alcance da excelência em segurança e saúde, com o objetivo de melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão, disseminando a cultura de zero acidentes e/ou incidentes.

O Sistema de Gestão de Saúde e Segurança abrange 100% dos trabalhadores da Companhia, incluindo os terceiros. Todos são monitorados através das Inspeções de SSO, responsáveis por gerar o Índice de Aderência de Segurança (IAS), utilizado para monitorar a aderência à segurança do trabalho pelos trabalhadores próprios e terceiros.

Comunidade

A atuação em transmissão elétrica implica em gerar impactos negativos significativos durante a fase de construção dos empreendimentos, que são mitigados ou compensados por meio dos programas socioambientais.

Relatório igualdade salarial

Para conferir nosso relatório de transparência salarial, clique aqui.

O Programa de Comunicação Social (PCS) é desenvolvido em todos os ativos da Argo para dar ênfase a um processo de comunicação qualificada e transparente, que prioriza o diálogo constante com o público envolvido e a continuidade da gestão de expectativas em relação à etapa de operação da LT e Subestações. Além de levar informações qualificadas aos públicos de interesse a respeito da convivência harmônica com o empreendimento, cuidados e normas de segurança e dados sobre os projetos ambientais, o PCS inclui o sistema de ouvidoria durante o período de operação para todos os empreendimentos.

Assessoria técnica e gestão de negócios sociais para unidades de beneficiamento de polpas de frutas, arroz e farinha em comunidades remanescentes de quilombos no Maranhão. O objetivo do projeto é contribuir para que as Comunidades Remanescentes de Quilombos tenham o conhecimento, a estrutura e as ferramentas necessárias para operar as unidades beneficiadoras construídas no âmbito do Plano Básico Ambiental Quilombola (PBAQ), incentivando assim o aumento de renda, autonomia e sustentabilidade destas comunidades.

O livro apresenta os povos tradicionais da pesca no litoral brasileiro, suas formas de habitar esse espaço, seus modos de criar, fazer e viver do mar. Para lançamento do livro em 2021, como ação social houve a doação de 100 livros para a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e 300 livros para instituições sem fins lucrativos e escolas públicas.

O projeto atendeu em 2021 mais de 200 crianças e adolescentes de 8 a 15 anos por meio da prática do basquete, priorizando o sistema público de ensino. Realizado em núcleo de ensino voltado à rede escolar básica, o projeto traz noções e fundamentos para a prática do esporte como lazer, além de elementos de temas transversais, visando contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens e sua formação para o exercício da cidadania, ética, inclusão e integração social.

Este projeto prioriza o atendimento integral de pacientes com mais de 60 anos nas unidades do Hospital de Amor, já incluindo os custos relacionados ao tratamento e as atividades multidisciplinares.

O projeto atende crianças e adolescentes que estão em tratamento do câncer no Hospital Infantojuvenil, em Barretos (SP). As atividades de assistência foram desenvolvidas com o objetivo de que pacientes e familiares possam estar juntos para enfrentar a doença.

Doação de recursos para compra de EPIs de combate ao COVID-19 para 5 hospitais.

Construção de 1 escola, 8 poços artesianos e 4 unidades produtivas durante o ano de 2018.

Inclusão de 4 comunidades quilombolas em ações sociais da Argo I que não haviam sido impactadas pela construção da linha. Mais de 20 projetos sociais realizados.

2018: ação voluntária de doação de brinquedos

2019: ação voluntária de doação de brinquedos

2020: Doação de 1.380kg de alimentos para 230 famílias

2022: ação voluntária de doação de brinquedos para mais de 70 crianças

Governança Governança

Nosso modelo de Governança Corporativa é estruturado e formalizado no Estatuto Social, o qual define que a Argo seja administrada por um Conselho de Administração e por uma Diretoria. Para melhor desempenho de suas funções, o Conselho de Administração conta com o apoio dos seguintes comitês técnicos: Comitê Consultivo e Comitê de Finanças e Investimentos, que podem fazer recomendações ao Conselho de Administração, porém sem força vinculante.

Ética e Integridade

Ética é uma palavra base para todas as ações que permeiam o negócio da Argo. Com seu Código de Ética e Conduta, a empresa reafirma diariamente seu compromisso com a ética empresarial e a transparência, garantindo condutas éticas no desenvolvimento de suas atividades. Por meio da Política de Compras, reafirmamos o nosso compromisso com a ética também no que tange a escolha de nossos fornecedores. A empresa realiza avaliação prévia de fornecedores e leva em consideração os valores de contratação envolvidos, verificação de antecedentes e registros criminais, comerciais e financeiros.

Gestão de Riscos

A Argo Energia realiza a manutenção dos Sistemas de Governanças para mapear riscos que podem afetar o presente e o futuro da companhia, preocupada com impactos internos e externos ao negócio. Para isso, adota o Programa de Gestão de Riscos, com a sua Política Corporativa de Riscos e Controles Internos como principal diretriz.

A gestão de riscos e oportunidades é uma responsabilidade da alta Administração, a quem cabe assegurar e proteger o negócio, com a visão de prevenção e segurança em todos os seus ambientes. Essa obrigação, que envolve a alta administração, também percorre por todo o corpo técnico interno, incluindo áreas administrativas e operacionais, para o devido cumprimento de legislações pertinentes, cláusulas contratuais e normas vigentes.

O modelo de Gestão de Riscos e Controles Internos na Argo Energia tem como premissa o desdobramento multinível, desde o olhar da alta administração para potenciais riscos que afetem o cumprimento dos objetivos estratégicos até o cumprimento dos objetivos táticos de cada polo de negócio. A ideia é empoderar os polos para que tenham uma apropriação da gestão de riscos de acordo com seu contexto. Essas diretrizes se alinham ao modelo de três linhas de defesa, proposto pelo Instituto dos Auditores Internos (Institute of Internal Auditors – IIA) e pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Periodicamente, a matriz de Riscos e Controles Internos passa por uma revisão e validação pela liderança e grupo técnico após um processo de análise dos impactos quantitativos de eventos e incidentes no negócio e a probabilidade de sua ocorrência. Entre os aspectos considerados estão os impactos não financeiros, os legais, de reputação, ambiental, sociais e de governança (ESG).

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Em 2021 a Argo se adequou à Lei nº 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para isso a Argo elaborou a política de proteção de dados da empresa, revisou os contratos de trabalho para inclusão de cláusula sobre a LGPD, estruturou o Plano de Ação de Resposta a Incidentes e revisou os padrões de segurança da informação e treinamento geral para todos os gestores da Argo. Ocorreu também a preparação de modelo LGPD para contratos com fornecedores que lidam com dados pessoais de colaboradores (como planos de saúde e exames médicos).

> Estatuto Social > Código de Ética e Conduta > Política de Compras > Política de Proteção de Dados da Empresa