Ética e Integridade
Ética é uma palavra base para todas as ações que permeiam o negócio da Argo. Com seu Código de Ética e Conduta, a empresa reafirma diariamente seu compromisso com a ética empresarial e a transparência, garantindo condutas éticas no desenvolvimento de suas atividades. Por meio da Política de Compras, reafirmamos o nosso compromisso com a ética também no que tange a escolha de nossos fornecedores. A empresa realiza avaliação prévia de fornecedores e leva em consideração os valores de contratação envolvidos, verificação de antecedentes e registros criminais, comerciais e financeiros.
Gestão de Riscos
A Argo Energia realiza a manutenção dos Sistemas de Governanças para mapear riscos que podem afetar o presente e o futuro da companhia, preocupada com impactos internos e externos ao negócio. Para isso, adota o Programa de Gestão de Riscos, com a sua Política Corporativa de Riscos e Controles Internos como principal diretriz.
A gestão de riscos e oportunidades é uma responsabilidade da alta Administração, a quem cabe assegurar e proteger o negócio, com a visão de prevenção e segurança em todos os seus ambientes. Essa obrigação, que envolve a alta administração, também percorre por todo o corpo técnico interno, incluindo áreas administrativas e operacionais, para o devido cumprimento de legislações pertinentes, cláusulas contratuais e normas vigentes.
O modelo de Gestão de Riscos e Controles Internos na Argo Energia tem como premissa o desdobramento multinível, desde o olhar da alta administração para potenciais riscos que afetem o cumprimento dos objetivos estratégicos até o cumprimento dos objetivos táticos de cada polo de negócio. A ideia é empoderar os polos para que tenham uma apropriação da gestão de riscos de acordo com seu contexto. Essas diretrizes se alinham ao modelo de três linhas de defesa, proposto pelo Instituto dos Auditores Internos (Institute of Internal Auditors – IIA) e pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Periodicamente, a matriz de Riscos e Controles Internos passa por uma revisão e validação pela liderança e grupo técnico após um processo de análise dos impactos quantitativos de eventos e incidentes no negócio e a probabilidade de sua ocorrência. Entre os aspectos considerados estão os impactos não financeiros, os legais, de reputação, ambiental, sociais e de governança (ESG).
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Em 2021 a Argo se adequou à Lei nº 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para isso a Argo elaborou a política de proteção de dados da empresa, revisou os contratos de trabalho para inclusão de cláusula sobre a LGPD, estruturou o Plano de Ação de Resposta a Incidentes e revisou os padrões de segurança da informação e treinamento geral para todos os gestores da Argo. Ocorreu também a preparação de modelo LGPD para contratos com fornecedores que lidam com dados pessoais de colaboradores (como planos de saúde e exames médicos).
> Estatuto Social > Código de Ética e Conduta > Política de Compras > Política de Proteção de Dados da Empresa