Estrutura de Governança da Argo
A ARGO possui como órgão máximo de deliberação a Assembleia Geral, composta pelos acionistas, sendo administrada: (i) pelo Conselho de Administração e (ii) pela Diretoria Executiva, que também possuem poder deliberativo, em conformidade com as alçadas atribuídas em seu Estatuto Social.
A mesma estrutura de governança da ARGO se aplica a todas as demais empresas do Grupo Argo Energia.
O Estatuto Social da ARGO permite, também, a constituição de Comitês de Apoio para prestar auxílio ao Conselho de Administração da ARGO e de suas subsidiárias, os quais atuam de forma técnica e consultiva, com o intuito de garantir valor e as melhores práticas a serem adotadas pela ARGO, além de emitirem recomendações sem força vinculante ao Conselho de Administração.
Diretoria Executiva
A Diretoria da ARGO é composta por 03 (três) membros, eleitos pelo Conselho de Administração, a saber: (i) Diretor(a) Presidente; (ii) Diretor(a) Operacional; e (iii) Diretor(a) Financeiro e de Relações com Investidores. Os Diretores possuem prazo de mandato unificado de 02 (dois) anos, permitida a reeleição, e suas atribuições são detalhadas no Estatuto Social da ARGO.
André Moreira
Diretor Presidente (CEO)
André Moreira tem mais de 35 anos de experiência em liderança, vasto conhecimento em governança corporativa e sólida experiência internacional. Foi eleito em 2023 um dos 100 profissionais mais influentes no setor elétrico brasileiro, na categoria Gente e Gestão, com base na pesquisa voltada ao mercado de energia e conduzida pelo Grupo Mídia. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI-MG) e pós-graduado em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas (IMECC). Possui MBA pela Universidade AmBev (Brahma) e MBA em Gestão Empresas Públicas e Privadas, pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
Simone Borsato
Diretora Finaceiro (CFO)
Simone Borsato tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de operações financeiras, controladoria/contabilidade, M&A e RI. Foi premiada como “CFO do Ano” pelo IBEF-Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças em 2016. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-SP, MBA pela FGV e Pós-MBA pela Saint Paul, e especializações pelo IMD, Fundação Dom Cabral, Ohio University, Columbia University e IBGC.
Alexandre José Marqueti Fontes
Diretor Operacional (COO)
Alexandre Fontes com mais de 25 anos de experiência no setor de energia, é responsável pela implantação de mais de 1.800 km de Linhas de Transmissão e de 17 Subestações. Graduado em Engenharia Industrial pela FEI e MBA pela FGV.
Conselho de Administração
O Conselho de Administração (“CA”) é composto por 6 (seis) membros titulares e 6 (seis) membros suplentes, todos eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas, com mandato unificado de 2 (dois) anos e permitida a reeleição. O Presidente do Conselho de Administração é eleito também pela Assembleia Geral de Acionistas, havendo alternância na ocupação do cargo por conselheiro indicado por cada acionista, conforme previsão estatutária.
O CA se reúne, ordinariamente, uma vez a cada trimestre e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente do Conselho de Administração. Caso realizado pedido de reunião extraordinária por, pelo menos, 3 (três) membros do Conselho, o Presidente do Conselho deverá, obrigatoriamente, convocá-la.
O CA conta com três comitês de apoio, são eles: (i) Comitê Consultivo, (ii) Comitê de Finanças e Investimentos e (iii) Comitê de Auditoria e Compliance. Além disso, as suas atribuições são detalhadas em nosso Estatuto Social.
Abaixo, a composição do Conselho de Administração:
Presidente
Andres Baracaldo Sarmiento
Membros Titulares
Carlos Puente Pérez
María Soler Soneira
Juan Majada Tortosa
Fernando Augusto Rojas Pinto
Jorge Andrés Tabares Angel
Membros Suplentes
Juan Jacobo Rodríguez Gaviria
Luis Velasco Bodega
Emílio Cerezo Díez
Juan Francisco Collado Sanchez
Fredy Antonio Zuleta Davila
Néstor Fágua Guauque
Comitê Consultivo
O Comitê Consultivo (“SteerCo”) possui como principal atribuição atuar como um comitê técnico, a fim de contribuir com o desempenho das funções do Conselho de Administração, podendo, além disso, emitir recomendações referentes às matérias de sua competência (porém sem força vinculante). O SteerCo se reúne, ordinariamente, uma vez a cada mês e, extraordinariamente, sempre que necessário.
O SteerCo é composto por 4 (quatro) membros titulares e 4 (quatro) membros suplentes, sendo todos eleitos pelo Conselho de Administração, conforme abaixo:
Membros Titulares
Juan Majada Tortosa
Juan Francisco Collado Sanchez
Fernando Augusto Rojas Pinto
Juan Jacobo Rodriguez Gavíria
Membros Suplentes
Raquel Rodríguez
Andres Baracaldo Sarmiento
Miguel Angel Rojas
Comitê de Finanças e Investimentos
O Comitê de Finanças e Investimentos (“CFin”) possui como principais atribuições discutir as práticas e necessidades financeiras, tributárias e de investimentos, bem como monitorar os indicadores financeiros da ARGO e suas subsidiárias. Da mesma forma, emite recomendações para o Conselho de Administração referentes às matérias de sua competência (porém sem força vinculante). O CFin se reúne, ordinariamente, uma vez a cada mês e, extraordinariamente, sempre que necessário.
O CFin é composto por 4 (quatro) membros titulares e 4 (quatro) membros suplentes, sendo todos eleitos pelo Conselho de Administração, conforme abaixo:
Membros Titulares
Juan Majada Tortosa
Emílio Cerezo Díez
Jorge Andrés Tabares Angel
Andres Baracaldo Sarmiento
Membros Suplentes
Juan Francisco Collado Sanchez
Tomás Gallego
Diego Forero Beltran
Fernando Augusto Rojas Pinto
Comitê de Auditoria e Compliance
O Comitê de Auditoria e Compliance (“CAC”) possui como principais atribuições monitorar a qualidade das demonstrações financeiras, controles internos, gerenciamento de riscos, conformidade, auditoria interna e auditoria independente, bem como realizar atividades relacionadas à supervisão ativa e preventiva, visando à confiabilidade e à integridade das informações, a fim de proteger e melhorar a governança. Da mesma forma, emite recomendações para o Conselho de Administração referentes às matérias de sua competência (porém sem força vinculante). O CAC se reúne, ordinariamente, uma vez a cada trimestre e, extraordinariamente, sempre que necessário.
O CAC é composto por 4 (quatro) membros titulares e 4 (quatro) membros suplentes, sendo todos eleitos pelo Conselho de Administração, conforme abaixo:
Membros Titulares
Juan Majada Tortosa
Fernando Frias
Néstor Fágua Guauque
Fernando Augusto Rojas Pinto
Membros Suplentes
Juan Francisco Collado Sanchez
Rebeca Melendre Rebolleda
Juanita Garcia